Palestra com explorador da Antártida

No último dia (15) o Colégio Global recebeu o geólogo Dr. Luiz Carlos Weinschütz, coordenador do Centro Paleontológivo Universidade do Contestado – UnC – da cidade de Mafra (SC). Durante suas apresentações para os alunos no Ensino Médio, ele compartilhou suas experiências durante suas duas expedições à Antártida.

Dr. Luiz Carlos integrou o grupo de pesquisadores que desenvolveram trabalhos científicos relacionados ao Programa Antártico Brasileiro – ProAntar, da Marinha Brasileira, que subsidia e apoia logisticamente vários projetos que anualmente são realizados naquele continente.

Aos alunos, o profº Dr. Luiz Carlos apresentou seu projeto de coleta de fósseis na região das ilhas James Ross e Snow na Antártica. Além do resultado da pesquisa, que foi a coleta de aproximadamente duas toneladas de rochas que serão analisadas em um laboratório, ele também apresentou diversas características do continente Antártico, como a baixa temperatura (entre 5° e -16ºC) e os fortes ventos, que chegavam por vezes aos 110km/h, e que elevavam a sensação térmica para patamares próximo a -30°C.

Através de fotos e vídeos apresentados pelo professor, os alunos puderam aprender mais sobre o trabalho dos geólogos durante as expedições e também sobre as condições extremas enfrentadas pelos pesquisadores durante as expedições. O profº também explicou aos alunos como é participar dos programas de expedições subsidiados pelo Governo Brasileiro, que inclusive pode ser composto por estudantes.