Estudantes desenvolvem objeto para ser enviado à estação espacial

Imagine desenvolver algo para ser enviado e testado na ISS, a estação espacial internacional. É este o objetivo do projeto Garatéa – ISS e que vem sendo aplicado no Colégio Global com estudantes a partir do 8º Ano do Ensino Fundamental.

De acordo com o professor Rudinei Machado, responsável pelo projeto no Global, a proposta consiste no desenvolvimento de um projeto de pesquisa sobre o que os alunos gostariam de testar num ambiente de microgravidade, mais precisamente, dentro da Estação Espacial Internacional – ISS.

Pelo Garatéa, os estudantes aprenderão durante 10 semanas sobre ambiente de microgravidade, rotina na estação espacial, metodologia científica e como desenvolver um projeto de pesquisa. Após este período, será escolhido um representante para representar o Colégio a nível de Brasil e caso seja escolhido, os estudantes autores, no ano de 2020, desenvolverão o projeto até junho e irão ao Estados Unidos para participar do lançamento do projeto (o objeto a ser testado permanecerá 6 meses na ISS).

O projeto Garatéa – ISS, é uma parceria do Student Spaceflight Experiments Program Community Network Hubsite – SSEP com a Arvantis Pesquisas do Brasil, com patrocínio do Instituto TIM e a chancela da NASA (USA). “O objetivo é despertar no aluno o interesse pela ciência e pela pesquisa, formando, assim, um indivíduo habilitado para o ensino superior”, ressalta Rudnei. Ele ainda reforça que o Colégio Global sempre incentiva a pesquisa e a ciência. “Desta forma. são desenvolvidas competências e habilidades como trabalho em equipe, e proatividade”, completa ele.