Sustentabilidade: como a escola pode contribuir?

O tema sustentabilidade, ou escola sustentável, vem ganhando destaque em meios de comunicação e ações sociais. O Colégio Global, desde sua fundação, se preocupa com a formação de alunos com esta consciência. Hoje, mais do que nunca, se faz necessário à discussão deste tema em nossas salas de aula.

A relação homem/natureza é um tema que surge, esporadicamente, nas escolas. Geralmente trabalhando algum tema do ENEM ou alguma atividade da semana da ecologia. Porém, queremos demonstrar como a escola pode colaborar no processo de conscientização dos alunos sobre o desenvolvimento ecológico.

Horta Escolar

Crianças plantando na horta

Por que falar de sustentabilidade?

Segundo artigo publicado no Clipescola , imprimimos cerca de 1 bilhão de cópias por dia no planeta. Isto equivale a 400 mil toneladas de papel. O Brasil ocupa o 9º lugar como maior produtor de papel e o 4º maior de celulose. Sendo que, consumimos aproximadamente 10,260 mil toneladas de papel por ano.
Ainda falando sobre o papel, se reuníssemos em uma pilha todo papel gasto em um escritório em um ano, teríamos uma pilha de 4 metros de altura.  Ainda recordamos que, 40% destes documentos são desnecessários, o mesmo artigo ainda afirma que, um documento chega a ser fotocopiado até 19 vezes.

Quando olhamos para estes números, percebemos a real urgência de formarmos uma nova geração sustentável. Além disto, não é de hoje que se fala da escassez de recursos ou da degradação do meio ambiente.  Tais números são apenas relativos à produção de papel, ainda poderíamos apontar os números relacionados a produção de lixo, desmatamento, poluição do ar e da água, dentre tantos outros.

A Orientadora Pedagógica do Ensino Fundamental I do Colégio Global, Silvana Dums, enfatiza a importância do ensino sustentável desde os primeiros níveis de ensino: “Eles [os alunos] serão os futuros empresários, trabalharão nas indústrias e escritórios, e precisam saber que suas ações impactam diretamente, ou indiretamente, nosso planeta”.

Por fim, a orientadora menciona sobre como a criação de hábitos sustentáveis já na infância, é muito mais fácil de ser implantada do que na vida adulta. Além de que, nossos alunos acabam tendo a sensação de responsabilidade de também educar seus pais e familiares.

Como abordar a sustentabilidade na escola?

À primeira vista, não basta apenas os alunos terem contato com o tema sustentabilidade através de aulas teóricas. Da mesma forma, não basta apenas ações esporádicas. Logo, é necessário que tenham um contato constante com tais ações, e que estas sejam refletidas também nos docentes.

É fundamental que pais e familiares também adotem tais práticas. Nesse sentido a escola pode desenvolver projetos que incluam as famílias em ações ecológicas. Assim também levar esta discussão da sala de aula para a mesa do café é muito importante. Os alunos se espelham nas ações que vêm diariamente, por isso da importância de terem em sua casa modelos de ações sustentáveis.

Pensando nisto, criamos uma lista de atitudes que podem ser desenvolvidas na escola, para auxiliar na formação de cidadãos conscientes sobre a sustentabilidade:

• Desenvolver projetos que levem os próprios alunos a encontrarem ações relacionadas à prática dos “3 R’s” (reciclar, reduzir e reutilizar). Desta vez também desenvolvendo o senso de protagonismos nos alunos;
  • Criar sistema de separação do lixo;
  • Projetos voltados para a reutilização de materiais recicláveis (enfeites, papel reciclável, utensílios domésticos, etc.)
  • Criar, no espaço escolar, hortas que serão cultivadas pelos alunos, e podem ser reaproveitadas no colégio, ou na distribuição para a comunidade;
  • Plantio de árvores na escola e comunidade;
  • Uso racional de água e luz;
  • Ter um recipiente de descarte de baterias e pilhas usadas na escola;
  • Implantação de cisterna e painéis fotovoltaicos.

Por fim, ressaltamos a importância do envolvimento dos professores nestas práticas. Os educadores devem acreditar e praticar ações sustentáveis.

Conheça mais sobre as ações sustentáveis que praticamos no Colégio Global. Siga nossos conteúdos no instagram: @colegio_global