Férias escolares: a importância da pausa para todos nós!

Julho é momento aguardado ansiosamente pelos estudantes, que não veem a hora de chegar as férias do meio do ano. Por mais que o período seja relativamente curto — em média duas semanas — ele é fundamental para a reorganização dos pensamentos e melhoria do aprendizado.

O tempo de férias é essencial para o descanso físico e psicológico. Em geral, a rotina escolar de crianças e adolescentes é exigente e cansativa, e algumas inclusive acabam superestimuladas com outras atividades. E como todo ser humano, tem uma hora que o corpo e a mente cansam.

Aproveitar este período de férias é fundamental para que o segundo semestre possa ser ainda mais produtivo para nossos filhos. E férias nem sempre significam ficar sem nada o que fazer: ao contrário, pode ser o momento ideal de trabalhar outras áreas do cérebro com ações prazerosas. Quer saber como? Confira agora mesmo!

Sair da rotina

O período de férias de julho serve para tirar nossos filhos da rotina. Ao se fazer isso, o cérebro entende que deixa de sofrer pressão diária pelas tarefas programadas. Dormir um pouco mais pela manhã, fazer tarefas diferentes e aproveitar para relaxar com brincadeiras é essencial para que aquele cansaço mental possa ser rapidamente recuperado.

Neste período, incentive seu filho a fazer atividades diferenciadas, afinal de contas o período dedicado ao descanso e à brincadeira não é desculpa para a criança ficar tempo demais em frente à TV ou à internet.

Mesmo neste período, a necessidade de impor limites para as crianças continua. O tempo deve ser limitado, mas não exagerado, porque existem outras atividades que a criança pode e deve fazer.

Colônia de férias

As férias surgem como um momento para fazer atividades que, no dia a dia, não serão possíveis, como brincadeiras e passeios. É natural que nessas duas semanas de julho, a maioria dos pais continuem trabalhando e, nem sempre possuem tios ou avós com tempo livre para oferecer atividades diferenciadas às crianças e adolescentes.

Uma excelente saída são as colônias de férias. Nelas, as crianças desenvolvem uma série de atividades ricamente preparadas por uma equipe pedagógica que visam justamente tirar seus filhos da rotina educacional e permitir que brinquem e relaxem no período.

Com um bom planejamento, inclusive as atividades pedagógicas continuam, mas são feitas de maneira lúdica, ou seja, o conteúdo aprendido na escola pode e deve ser recordado no dia a dia da criança, mas na forma de brincadeira, e não de estudo. Por exemplo, numa atividade de slime (que virou uma febre entre os pequenos), aprende matemática e física. Isso sim é um aprendizado, mas a rotina precisa ser de férias, porque, agora, não é hora de estudar.

Excelente opção

Em São Bento do Sul, uma excelente opção de Colônia de Férias é a oferecida pelo Colégio Global. Com programação entre os dias 15 e 25 de julho, das 13h às 17h30, as crianças e adolescentes realizarão uma série de atividades prazerosas na ampla estrutura da unidade educacional.

Entre as atividades programadas, estão Oficina de Slime, Jogos Colaborativos, Patinação, Oficina Criativa de Maker, Jardinagem, Brincadeiras em Alemão e Inglês, e Experiências Sensoriais no Bosque — atividades perfeitas para recuperar as energias dos nossos filhos.

Se ficou interessado em oferecer uma atividade fantástica para seu filho neste período de férias, entre em contato agora mesmo com o Colégio Global, seja pelo telefone 3634-1516 ou pessoalmente.

E lembre: o mais importante neste período de férias é que as atividades sejam prazerosas!