Cultura Maker na Escola

Uma das novas propostas pedagógicas apresentada pelo Colégio Global, é a Cultura Maker na Escola. Visando trazer o aluno como protagonista em seu processo de aprendizado, o maker pretende ensinar a partir de uma perspectiva prática.

O que é a cultura Maker?

A Cultura Maker se baseia na ideia do DIY “Do it yourself”, ou seja, faça você mesmo. Tem como proposta, estimular e desenvolver a criatividade, senso crítico e trabalho em equipe entre os alunos. Através de projetos que visam solucionar problemas ou enigmas.

Inicialmente, a ideia era centrada em laboratórios, aulas de robótica e em criações tecnológicas. Todavia, este conceito vem sendo adaptado para as salas de aula, vinculando-se com os conteúdos aplicados.

Aluna durante a aula de Maker
Aluna desenvolvendo Projeto Maker no Colégio Global

A Cultura Maker e o Protagonismo

No ambiente escolar, pensar sobre a ideia de aluno protagonista está relacionado a pensar em uma educação onde o centro é o próprio estudante.  Desta forma, o maker vem para somar forças, descentralizando o ensino apenas no professor.

Em um meio onde a tentativa e o erro são permitidos, e até estimulados, o trabalho em grupo e a colaboração são essenciais. As ideias e os pensamentos de cada indivíduo do grupo, é respeitado e ouvido.

De acordo com um artigo publicado no Blog Eseg, da Faculdade do Grupo Etapa, a figura central do professor, que detém todo conhecimento, está cada vez mais ultrapassada. Percebemos que em um mundo tecnológico o conhecimento está na palma de nossas mãos. Assim sendo, se faz necessário estimular que os alunos busquem formas cada vez mais dinâmicas de aprender e desenvolver seus conhecimentos.

“Dê uma chance”

Dentre os pilares da Cultura Maker, encontramos a ideia de que todo pensamento é valioso, quando bem estruturado e moldado para a solução de um problema. Desta forma, os alunos são convidados a “dar uma chance”, ou seja, tentar fazer, mesmo que inseguros do resultado.

Essa ausência de julgamentos inicial, permite o livre pensar, e estimula a criatividade e a imaginação. Permitindo uma visão mais otimista para as oportunidades a serem descobertas.

Atividade realizada nas Aulas de Maker

Porque promover e estimular a Cultura Maker?

• A Cultura Maker, propicia o aprendizado por meio da brincadeira e da ação;
  • Desenvolve a autonomia;
  • Incentiva o cuidado com o meio ambiente e os recursos;
  • Estimula a criatividade e a imaginação;
  • Desenvolve a resiliência;
  • Melhora a cooperação entre os colegas;
  • Estimula e desenvolve o pensamento crítico.

Cultura Maker e Colégio Global

Nas aulas de Maker do Colégio Global, os alunos são estimulados a encontrarem respostas mais eficientes para as principais questões que os cercam. Quinzenalmente, os alunos do Maternal I até o 5º ano do Fundamental I, se encontram para desenvolverem seus projetos com a orientação do professor. Nos anos iniciais a intenção é estimular a imaginação e a criatividade dos alunos, enquanto no 4º e 5º ano os alunos são convidados a resolverem problemas reais.

Visando um de nossos principais valores, a sustentabilidade, os alunos são motivados a trabalharem com recursos recicláveis ou naturais, como por exemplo: folhas, gravetos, garrafas pet, papelão… Desta forma, instigamos  a imaginação das crianças enquanto ensinamos valores importantes.

Na Educação Infantil, as aulas de Maker, além de auxiliar neste processo criativo, também ajudam no desenvolvimento da coordenação motora fina.

Aula Maker com materiais da natureza

Outras práticas Maker do Colégio Global

Além das aulas quinzenais, o Colégio Global também disponibiliza outros projetos que integram a Cultura Maker.

Horta Escolar
Aula de Empreendedorismo
Projeto de Comunicação

Quer conhecer mais sobre nossas práticas inovadoras?

Siga nossos conteúdos no instagram: @colegio_global e Facebook