Aluno Protagonista: Entenda esse conceito

No ambiente escolar, pensar sobre a ideia de aluno protagonista está relacionado a pensar em uma educação onde o centro é o próprio estudante. Alinhar os sonhos, anseios e planos do adolescente com o processo de aprendizado do mesmo, garante uma educação global, capaz de gerar ideias transformadoras. Assim sendo, entenda esse conceito que vem ganhando espaço a cada dia.

Aluno Protagonista

Aluna desenvolvendo seu Projeto de Vida

Conceito de Protagonismo na Escola

Partimos da ideia, que o protagonista refere-se ao personagem que está no centro de toda a história, e desta forma, é quem rege o enredo. Assim sendo, podemos definir que tal personagem é aquele que chama mais atenção do público e tem sua voz ouvida de forma mais evidente.

Quando trazemos para o espaço educacional, tal conceito ganha maior dimensão. Pensar em protagonismo no ambiente escolar, implica refletir sobre como o aluno é agente de sua própria formação. Da mesma forma, se faz necessária a reflexão, por parte do educador, no que se refere aos métodos utilizados nesse processo.

Permitir que o aluno seja o personagem principal de sua educação, é garantir uma orientação segura do professor. Todavia, deve haver um mútuo consentimento, do aluno e do docente, para que haja o respeito em relação a condição humana única de cada indivíduo.

O Protagonismo é a chave para uma educação inovadora

Ter uma educação que promova o aluno como o protagonista de seu processo formativo, é um caminho seguro para uma educação inovadora. Para tanto, devemos ter em mente que o diálogo entre escola e estudante é de extrema importância.

Somente a partir do momento em que o aluno tiver lugar de fala garantido, é que se poderá inovar os métodos educacionais de forma eficaz.

Como consequência desta inovação, a escola verá no estudante um maior interesse e participação em todas as etapas do aprendizado. Assim sendo, será possível potencializar as capacidades dos alunos de acordo com seus interesses, dúvidas e dificuldades. Ter o estudante como aliado, permitirá à escola um crescimento exponencial, onde ambos aprendem e evoluem em conjunto.

Como o Colégio Global incentiva o  aluno protagonista?

O Aluno Protagonista compõe um dos principais valores de nosso colégio. Assim sendo, buscamos sempre estar acessíveis, para que se sintam, sobretudo, confortáveis em opinar sobre seu desenvolvimento em sala de aula.

Para gerar o sentimento de pertença à jornada educacional, mantemos as portas abertas para que os estudantes, possam expor suas ideias e sonhos. Em muitos pontos, incluímos nossos alunos no processo de tomadas de decisões, e incentivamos sua participação na criação de projetos que aguçam suas potencialidades.

Buscamos inspirar nossos alunos e estimulá-los em suas conquistas pessoais. Em 2015, seguindo esta filosofia de protagonismo, nossos estudantes desenvolveram o projeto de uma cisterna para o reaproveitamento da água da chuva e geração de energia a partir da queda da água das calhas.

O projeto foi premiado pela FECIMAR, Feira de Ciências do Planalto Norte e implantado no Colégio Global em 2016. Este é apenas um dos muitos exemplos, dos quais nossos alunos desenvolveram ideias transformadoras.

Para motivar ações que trazem o aluno como protagonista, seguimos os princípios de reconhecimento, confiança, pertencimento, senso crítico, autoria e corresponsabilidade. Dessa forma os estudantes passam a ter paixão pelo aprendizado, o que também motiva educadores a trazerem novas práticas e ideias para a sala de aula.

Gostou do assunto e deseja saber mais sobre?
Entre em contato conosco e agende hoje mesmo sua visita.