Socioemocional

Habilidades Socioemocionais

Aprimorar sua própria inteligência emocional e enxergar em si mesmo a possibilidade de mudança e aperfeiçoamento pessoal é um dos grandes desafios quando se trata de Educação. Muito além de ensinarmos apenas as matérias básicas do ensino, buscamos também educar os sentimentos. Buscamos desenvolver nossos alunos para que se coloquem no lugar do outro, para que pensem antes de reagir e desenvolvam relações saudáveis.

A Educação Socioemocional busca desenvolver as habilidades e competências recomendadas para o profissional do futuro e para a formação do aluno durante a educação básica como resiliência, abertura ao novo, autogestão, amabilidade e engajamento com os outros porque acreditamos que toda criança, deve ter oportunidades para saber ser criativo, entender seus sentimentos e dos outros, bem como encontrar as melhores soluções para seus problemas.

Iniciativa

Trabalhar a autoconfiança desenvolve na criança uma capacidade de participação no processo de desenvolvimento de seus talentos, tornando-a mais seguras de si e no trato com o outro. Pessoas com iniciativa tem muita capacidade para liderar e se tornarem proativas, propondo novas ideias e busca de soluções.

Comunicação

Saber se comunicar é imprescindível num ambiente coletivo. Trocar informações com clareza, ideias, conteúdos, comportamentos faz toda a diferença quando tratamos de comunicação. Entender a pessoa que está do outro lado da conversa, respeitar o espaço de fala do outro e desenvolver a escuta faz parte de uma comunicação eficiente.

Criatividade

Olhar o mundo a sua volta e encontrar soluções nas quais ninguém havia percebido ou pensado? Isso se remete a criatividade, capacidade de resolver problemas e combinar ideias novas, que pode ser estimulada desde os primeiros anos de vida com uma aprendizagem criativa.

Ética

Princípios de honestidade, bondade e respeito, gera um ambiente mais saudável e auxilia na resolução de conflitos. Pensar mais no interesse coletivo do que nos individuais, faz com que se promova uma boa convivência e um ambiente mais harmonioso e colaborativo.

Resiliência

Aprender a lidar com adversidades, adaptar-se a mudanças, resistir à pressão e superar obstáculos, acreditando em si mesmo é um grande desafio frente ao cenário que se nos apresenta. Nossos alunos são incentivados a manterem atitudes positivas frente aos desafios da escola e da vida.

Liderança

A liderança está muito ligada ao autoconhecimento e uma boa aplicação de suas potencialidades. Não ter medo de arriscar, sabendo lidar com desafios e obstáculos e ter uma boa comunicação motiva e valoriza tanto o indivíduo, quanto uma equipe, assim como amplia a capacidade de aprendizagem e a busca de um resultado positivo.

Sociabilidade

Saber se relacionar, conviver com o grupo, estar disposto a trocar ideias e trabalhar bem com o outro são competências essenciais na busca da realização pessoal. Ao se deparar com uma situação desafiadora, seja na escola ou na vida, os estudantes que tiverem a capacidade de trabalhar em grupo, terão diversas possibilidades de chegar com mais sucesso a uma solução.

Colaboração

Oportunizar um clima de colaboração implica num exercício de escuta e empatia, valorizando as ideias e contribuições do outro para o sucesso do resultado que se está procurando. Numa atividade em grupo a criança é convidada a refletir sobre os seus comportamentos, tomadas de decisões e troca de informações, compartilhando as responsabilidades e outras lições valiosas de como o trabalho em conjunto pode colaborar para o resultado final.

Font Resize